O Uso da Tecnologia no Processo de Inclusão Escolar.
* Ao longo da história, a tecnologia vem sendo utilizada para facilitar a vida dos homens. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia é a diferença entre o “poder” e o “não poder” realizar ações.
* Adaptações ambientais como: rampas, barras nos corredores, banheiros e sala de aula, tipo de piso, sinalização dos ambientes, iluminação e posicionamento da criança dentro da sala de aula considerando sua possibilidade visual.
* Adaptação postural da criança na classe com a adequação da sua cadeira de rodas ou carteira escolar e adequações posturais nas atividades das aulas complementares ou de lazer.
* O processo de ensino-aprendizagem com a confecção ou indicação de recursos como: planos inclinados, antiderrapantes, lápis adaptados, órteses, pautas ampliadas, cadernos quadriculados, letras emborrachadas, textos ampliados, máquina de escrever ou computador.
* O recurso alternativo para a comunicação oral com a utilização de pranchas de comunicação ou comunicadores.
* A independência nas atividades de vida diária e de vida prática com adaptações simples como argolas para auxiliar a abertura da merendeira ou mochila, ou copos e talheres adaptados para o lanche.
* Inclusão nas Escolas
Esta prática está relacionada no reconhecimento e aceitação por parte da comunidade escolar. Para que haja o respeito às diferenças é necessário que se oportunize recursos necessários para sua aprendizagem. Isso pode ocorrer de maneira simples, como por exemplo: uma escrita com letras grandes, soltas, a adaptação no tamanho das letras das provas, e inclusive adaptações em computadores.
Recursos de acessibilidade ao computador
Conjunto de hardware e software especialmente idealizado para tornar o computador acessível, no sentido de que possa ser utilizado por pessoas com privações sensoriais e motoras.
São exemplos de equipamentos de entrada os teclados modificados, os teclados virtuais com varredura, mouses especiais e acionadores diversos, softwares de reconhecimento de voz, escâner, ponteiras de cabeça por luz entre outros.
Como equipamentos de saída podemos citar a síntese de voz, monitores especiais, os softwares leitores de texto (OCR), impressoras braile e o linha braile.
Ver mais http://nteassistivas.blogspot.com/2007/04/tecnologia-assistiva.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário