segunda-feira, 27 de setembro de 2010

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PROMETEM SUSCITAR UMA TRANSFORMAÇÃO RADICAL...

          Estudo sobre o processo de MEDIAÇAO entre Pessoas com Necessidades Especiais- PNEs- em  Comunidades de Convivência e Inclusão Digital | 2009 - 2012
  1. As tecnologias digitais prometem suscitar uma transformação radical da vida em comunidade ao permitir ouvir a voz do plural, ao impulsionar uma enunciação coletiva, uma condição-chave para a construção de uma sociedade de plena participação e de igualdade de oportunidade a todos os seus atores sociais. O reconhecimento da diversidade humana impulsionou a reivindicação das pessoas com necessidades especiais- PNEs no seu legítimo direito de ter acesso à informação, à formação e, principalmente, demandando acessibilidade a espaços digitais, adaptados as suas especificidades. Investigações de pesquisadores (internacionais e nacionais) e documentos oficiais (nacionais e da União Européia) já revelam a urgência de programar ações para enfrentar dos desafios da info-exclusão. Com o presente estudo, buscamos investigar, no contexto de ambientes digitais/virtuais de aprendizagem ADA/AVA, de convivência e inclusão, processos de mediação de PNEs entre si e com os demais, tendo como os objetivos: (1) estudar o processo de mediação entre PNEs em Ambientes virtuais de aprendizagem/convivência/ inclusão; (2) acompanhar e observar o processo de mediação de PNEs dentro da mesma deficiência, entre diferenciadas deficiências e com os demais no contexto dos ADA/AVA; (3) utilizar o AVA inclusivo- Eduquito como espaço para Comunidades de Convivência de PNEs e demais participantes; (3) mapear os processos de mediação para a teorização que orientem e ampliem praticas e metodologias alternativas para a inclusão digital e social de PNEs; (5) construir conhecimento sobre os processos de mediação de PNEs, que possibilitem a configuração de ambientes digitais direcionados a sua autonomia e inclusão social. A investigação envolverá como metodologia estudos de casos (multicasos), individuais e grupos de PNEs com diferenciadas síndromes/deficiências, de ambos os sexos, de idades diferenciadas, alfabetizados ou em processo de alfabetização.
  2. http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=4589050530798418671AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM POR PROJETOS PARA A INCLUSÃO DIGITAL, EDUCACIONAL E SOCIAL DE PNES | 2007 - 2009 Software livre ganha cada vez mais força, pelos desenvolvedores e usuários que acreditam que o conhecimento deve ser compartilhado, principalmente nos reportando às pessoas com necessidades especiais - PNES. Este projeto pretende contemplar esses usuários no que se refere à inclusão digital e oferta de software livre, desenvolvendo recursos de ambientes virtuais de aprendizagem, que coadunam com as linhas gerais de ação, inserida no contexto das Políticas Públicas que compreende o Programa Nacional de Informática na Educação Especial- PROINESP da Secretaria de Educação Especial-SEESP do MEC. O projeto tem como proposta o estudo e desenvolvimento de modelos de Ambientes Digital/Virtual de Aprendizagem ADA/AVA Inclusivo aperfeiçoando e implementando novas ferramentas de ação e novos recursos de acessibilidade ao AVA EDUQUITO do Núcleo de Pesquisa em Informática na Educação Especial o da UFRGS. Assim, focaliza o estudo e desenvolvimento de ferramentas que mobilizem a produção textual, a construção da leitura e escrita, visando o processo de letramento e alfabetização, bem como o estudo e desenvolvimento de espaços lúdicos, através de jogos educativos, que possibilitem o desenvolvimento da cognição espacial e a construção de conceitos e da leitura e escrita, visando à inclusão digital, social e educacional de PNES. Nesse contexto, envolve o estudo e o desenvolvimento de novos recursos de acessibilidade, através de simuladores de teclados e mouses, que implementem processos de varredura, de teclados virtuais, de teclados de conceitos, entre outros, possibilitando o acesso de PNES com deficiência físico-motora, de cegos e surdos, avaliando, as novas ferramentas e os novos recursos de acessibilidade, através da validação manual e automática. Acima de tudo, visa socializar e disponibilizar o AVA Inclusivo - EDUQUITO como software livre, para as comunidades acadêmicas, educacionais, sociais, buscando ampliar as possibilidades de inclusão de PNES e abrindo.

    http://www.niee.ufrgs.br/pesquisas.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário