- As tecnologias digitais
prometem suscitar uma transformação radical da vida em comunidade ao
permitir ouvir a voz do plural, ao impulsionar uma enunciação coletiva,
uma condição-chave para a construção de uma sociedade de plena
participação e de igualdade de oportunidade a todos os seus atores
sociais. O reconhecimento da diversidade humana impulsionou a
reivindicação das pessoas com necessidades especiais- PNEs no seu
legítimo direito de ter acesso à informação, à formação e,
principalmente, demandando acessibilidade a espaços digitais, adaptados
as suas especificidades. Investigações de pesquisadores (internacionais e
nacionais) e documentos oficiais (nacionais e da União Européia) já
revelam a urgência de programar ações para enfrentar dos desafios da
info-exclusão. Com o presente estudo, buscamos investigar, no contexto
de ambientes digitais/virtuais de aprendizagem ADA/AVA, de convivência e
inclusão, processos de mediação de PNEs entre si e com os demais, tendo
como os objetivos: (1) estudar o processo de mediação entre PNEs em
Ambientes virtuais de aprendizagem/convivência/ inclusão; (2) acompanhar
e observar o processo de mediação de PNEs dentro da mesma deficiência,
entre diferenciadas deficiências e com os demais no contexto dos
ADA/AVA; (3) utilizar o AVA inclusivo- Eduquito como espaço para
Comunidades de Convivência de PNEs e demais participantes; (3) mapear os
processos de mediação para a teorização que orientem e ampliem praticas
e metodologias alternativas para a inclusão digital e social de PNEs;
(5) construir conhecimento sobre os processos de mediação de PNEs, que
possibilitem a configuração de ambientes digitais direcionados a sua
autonomia e inclusão social. A investigação envolverá como metodologia
estudos de casos (multicasos), individuais e grupos de PNEs com
diferenciadas síndromes/deficiências, de ambos os sexos, de idades
diferenciadas, alfabetizados ou em processo de alfabetização.
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http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=4589050530798418671AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM POR PROJETOS PARA A INCLUSÃO DIGITAL, EDUCACIONAL E SOCIAL DE PNES | 2007 - 2009 Software
livre ganha cada vez mais força, pelos desenvolvedores e usuários que
acreditam que o conhecimento deve ser compartilhado, principalmente nos
reportando às pessoas com necessidades especiais - PNES. Este projeto
pretende contemplar esses usuários no que se refere à inclusão digital e
oferta de software livre, desenvolvendo recursos de ambientes virtuais
de aprendizagem, que coadunam com as linhas gerais de ação, inserida no
contexto das Políticas Públicas que compreende o Programa Nacional de
Informática na Educação Especial- PROINESP da Secretaria de Educação
Especial-SEESP do MEC. O projeto tem como proposta o estudo e
desenvolvimento de modelos de Ambientes Digital/Virtual de Aprendizagem
ADA/AVA Inclusivo aperfeiçoando e implementando novas ferramentas de
ação e novos recursos de acessibilidade ao AVA EDUQUITO do Núcleo de
Pesquisa em Informática na Educação Especial o da UFRGS. Assim, focaliza
o estudo e desenvolvimento de ferramentas que mobilizem a produção
textual, a construção da leitura e escrita, visando o processo de
letramento e alfabetização, bem como o estudo e desenvolvimento de
espaços lúdicos, através de jogos educativos, que possibilitem o
desenvolvimento da cognição espacial e a construção de conceitos e da
leitura e escrita, visando à inclusão digital, social e educacional de
PNES. Nesse contexto, envolve o estudo e o desenvolvimento de novos
recursos de acessibilidade, através de simuladores de teclados e mouses,
que implementem processos de varredura, de teclados virtuais, de
teclados de conceitos, entre outros, possibilitando o acesso de PNES com
deficiência físico-motora, de cegos e surdos, avaliando, as novas
ferramentas e os novos recursos de acessibilidade, através da validação
manual e automática. Acima de tudo, visa socializar e disponibilizar o
AVA Inclusivo - EDUQUITO como software livre, para as comunidades
acadêmicas, educacionais, sociais, buscando ampliar as possibilidades de
inclusão de PNES e abrindo.
http://www.niee.ufrgs.br/pesquisas.php
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PROMETEM SUSCITAR UMA TRANSFORMAÇÃO RADICAL...
Estudo sobre o processo de MEDIAÇAO entre
Pessoas com Necessidades Especiais- PNEs- em Comunidades de Convivência e
Inclusão Digital | 2009 - 2012
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